Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Equador faz História: Gestores públicos não podem usar paraísos fiscais

Políticos, líderes de empresas do Estado ou qualquer outra pessoa em lugares de grande poder no setor público deixam de estar autorizados a guardar os rendimentos em locas com taxas de impostos mais simpáticas.

Equador faz História: Gestores públicos não podem usar paraísos fiscais
Notícias ao Minuto

17:13 - 20/02/17 por Bruno Mourão

Economia América do Sul

A investigação 'Panama Papers' lançou uma renovada vaga de preocupação com a transferência de rendimentos para paraísos fiscais e na América do Sul, um país avançou para um referendo que fez História. 

O Equador perguntou aos próprios cidadãos se a transferência de bens de qualquer natureza para paraísos fiscais por parte de gestores públicos ou políticos devia ser proibida e, apesar de ainda não estarem contabilizados todos os votos, o 'sim' leva para já uma vantagem de 10 pontos percentuais, que dificilmente será anulada. 

Caso se confirme a estimativa de vitória do 'sim' avançada pela TeleSur TV, o Equador tornar-se-á o primeiro país em todo o mundo a completar um referendo sobre a utilização de paraísos fiscais por gestores públicos, como lembra a WikiLeaks. 

A vontade de mudar a lei surgiu após os 'Panama Papers' terem divulgado alguns centros de fuga ao Fisco que atraem milhares de ricos e servem de centros paradisíacos para guardar avultadas somas sem pagar os devidos 'juros ao Estado de onde vieram.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório