Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Leiloada uma das armas mais destrutivas de sempre: O telefone de Hitler

Um colecionador desconhecido arrematou um dos objetos mais malditos da história mundial.

Notícias ao Minuto

07:05 - 21/02/17 por Bruno Mourão

Economia Vendas

Este fim de semana, mudou de mãos um telefone Siemens de meados do século XX, feito do mesmo material de tantos outros iguais, mas com o peso da História sombria que carrega consigo.

Através de um telefonema, o comprador ainda desconhecido ofereceu cerca de 228 mil euros para arrematar o objeto que pertencia a Adolf Hitler, temido líder da Alemanha nazi que matou milhões de pessoas ao longo de um reinado de terror que acabou com o bombardeamento do seu bunker em Berlim. 

O telefone foi pintado de vermelho e personalizado com o nome de Hitler e o símbolo da elite nazi, para o distinguir do mesmo modelo no clássico preto utilizado pela secretária Eva Braun. Através da linha telefónica, Hitler deu algumas das suas ordens mais emblemáticas, como a que marcou o início da Segunda Guerra Mundial e a aplicação da 'Solução Final', o plano de genocídio aplicado nos campos de concentração de toda a Europa. 

A própria casa de leilões responsável pela venda, a norte-americana Alexander Historical Auctions, descreve o objeto como "o aparelho de destruição móvel de Hitler" e "talvez a arma mais destrutiva de sempre, que enviou milhões de pessoas em todo o mundo para a sua morte". 

Segundo a CNN, o telefone foi levado a leilão por Ranulf Rayner, filho do capitão britânico Ralph Rayner que levou o aparelho como um "troféu de guerra" após a derrota de Hitler e a queda de Berlim. O oficial do Reino Unido decidiu levar o telefone de Hitler e não o de Eva Braun porque "o vermelho era a sua cor favorita". 

Aos 82 anos, o filho Ranulf apenas queria ver-se livre de "um objeto sinistro": "Não vou ter saudades, isso é certo".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório