Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

"Lisboa só precisa que os portugueses comecem a gastar como os turistas"

A Bloomberg traça o retrato de Portugal, com direito a comparações pouco favoráveis com outros países alvo de intervenção externa nos últimos anos.

"Lisboa só precisa que os portugueses comecem a gastar como os turistas"
Notícias ao Minuto

11:02 - 20/02/17 por Bruno Mourão

Economia Bloomberg

Os sinais positivos da economia portuguesa não convencem a Bloomberg. A agência norte-americana vê a situação nacional através do enviado João Lima, que numa peça destacada hoje pinta um quadro que está longe do 'País das Maravilhas' do Governo, mas não chega a ser a 'terra dos pesadelos' descrita pela oposição. 

O principal problema parece ser, curiosamente, uma das bandeiras do Ministério das Finanças na apresentação do Orçamento de 2016 e de 2017: o consumo privado. 

Segundo a Bloomberg, o desempenho deste critério económico tem deixado bastante a desejar nos últimos meses, penalizado por um crescimento anémico dos salários desde o fim da intervenção da troika e por um contexto de relativo pessimismo entre os privados que parece não ter desaparecido apesar do crescimento do PIB e da queda do défice. 

Na Islândia, país utilizado como exemplo de recuperação pós resgate, o crescimento nacional transformou-se num maior consumo privado e após o reequilíbrio das contas, a dívida baixou de níveis superiores a 100% do PIB para cerca de 78%. Em Portugal, a dívida pública caiu ligeiramente em 2014 e 2015, mas voltou a um rumo ligeiramente ascendente no ano passado. 

A Bloomberg salienta que há "sinais de esperança" no que toca aos custos de financiamento a curto prazo e ao crescimento do turismo, mas os portugueses estão a gastar menos do que seria desejável. A solução? "Lisboa só precisa que os portugueses comecem a gastar como os turistas".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório