Consumo privado e atividade económica aumentaram em janeiro

Depois do Instituto Nacional de Estatística ter revelado dados económicos, o Banco de Portugal divulgou as próprias análises com metodologia diferente, mas tendências semelhantes.

© Wikimedia Commons
Economia Banco de Portugal

A tendência positiva da economia portuguesa continua a ser demonstrada pelas estatísticas dos organismos públicos. Depois do INE ter divulgado dados animadores sobre a atividade e o clima económico, o Banco de Portugal junta os seus próprios registos, com sinais quase iguais.

PUB

"Em janeiro, o indicador coincidente mensal para a atividade económica voltou a aumentar, prolongando a tendência observada no quarto trimestre do ano passado. O indicador coincidente mensal para o consumo privado também registou um aumento, mantendo a trajetória ascendente iniciada em agosto de 2016", pode ler-se no destaque estatístico publicado no site oficial do banco regulador português.

"Refira-se que os indicadores coincidentes são indicadores compósitos que procuram captar a evolução subjacente da variação homóloga do respetivo agregado macroeconómico. Assim sendo, apresentam um perfil mais alisado e não se destinam a refletir em cada momento do tempo a evolução da taxa de variação homóloga do respetivo agregado de Contas Nacionais. Saliente-se também que os valores passados dos indicadores coincidentes podem ser revistos devido quer a revisões estatísticas da informação de base quer devido à chegada de nova informação", explica o Banco de Portugal para enquadrar a metodologia estatística utilizada.

COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias Ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser