Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Confederação do Turismo "aplaude" acordo para aeroporto no Montijo

O presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), Francisco Calheiros, aplaudiu hoje a assinatura do memorando relativo ao novo aeroporto de Lisboa, considerando que esta decisão "irá libertar" o país de "um problema sério" de "impacto negativo".

Confederação do Turismo "aplaude" acordo para aeroporto no Montijo
Notícias ao Minuto

13:27 - 16/02/17 por Lusa

Economia Francisco Calheiros

"A CTP aplaude a resolução. Esta decisão do Governo português irá libertar-nos de um problema sério e de um verdadeiro impacto negativo no nosso país, ou seja, depender de uma estrutura sem capacidade de resposta para a procura", disse Francisco Calheiros.

Na quarta-feira foi assinado um memorando entre a Ana - Aeroportos de Portugal, gerida pela VINCI Airports, e o Governo, no qual "se comprometem a estudar aprofundadamente a solução Montijo para aumentar a capacidade do Aeroporto Humberto Delgado", em Lisboa.

A esta resolução, e tendo como objetivo "manter os bons resultados do setor do turismo", o presidente da CTP quer somar outras melhorias nas infraestruturas aeroportuárias, nomeadamente no que se refere à atuação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

"Se conseguimos o mais difícil que é atrair turistas não podemos recebê-los sem um serviço de qualidade. Não é admissível que turistas que chegam de um espaço não Schengen e, depois de horas e horas de voo, tenham de aguardar numa longa fila de horas no controlo de fronteira. É este tipo de situações que pode colocar em causa o que fazemos para promover os nossos destinos", defendeu.

Francisco Calheiros, que falava na sessão de abertura do Fórum Internacional do Turismo que hoje decorre em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, também defendeu uma maior articulação entre o setor do turismo e outras áreas da sociedade e da governação como a cultura, os transportes, o ambiente, cuidados de saúde, desporto e justiça.

"Todas as áreas têm de contribuir para que o turismo em Portugal tenha uma oferta integrada e equilibrada. Oferecer aos turistas o nosso melhor será sempre o nosso desafio", referiu, depois de frisar que "2016 representou mais um ano de sucesso" para o turismo, atividade económica que, disse, mais contribui para o Produto Interno Bruto (PIB), para a balança de pagamentos e para a criação e emprego em Portugal.

"A primeira condição para que Portugal continue a ser competitivo no turismo e que tenha em relação aos sucessos que tem tido uma atitude de grande humildade. E não pensar que aquilo que já faz, e já faz bem, deverá ser suficiente no futuro", apontou Francisco Calheiros.

O líder da CTP disse que "há muita obra feita que permite olhar para os próximos anos com confiança mas também há muito por fazer" e resumiu alguns dos eixos estratégicos da organização à qual preside, nomeadamente a defesa da redução dos custos de contexto, a efetivação de uma reforma do Estado para além do Simplex e a persecução de uma legislação laboral estável e duradoura.

Este fórum, que se realiza há 12 edições, é organizado pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT).

O programa inclui debates e conferências, a apresentação e discussão de um estudo sobre a perceção dos turistas na visita a Portugal e o lançamento do Anuário de Tendências - Turismo'17, entre outras iniciativas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório