Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Crescimento abranda para 1,4%... mas ainda assim ultrapassa estimativas

Dados divulgados esta manhã pelo Instituto Nacional de Estatística acabaram por ficar ligeiramente acima do previsto pelo Governo e analistas, mesmo com um desempenho negativo do consumo e do investimento.

Crescimento abranda para 1,4%... mas ainda assim ultrapassa estimativas
Notícias ao Minuto

09:31 - 14/02/17 por Bruno Mourão

Economia INE

O caminho pode não ter sido o inicialmente previsto pelo Governo, mas a verdade é que, contas feitas, o crescimento da economia portuguesa no ano passado ficou acima do estimado no Orçamento, nas previsões da Comissão Europeia, do FMI e de vários especialistas ouvidos pela agência Lusa.

"Em 2016, o PIB aumentou 1,4% em volume, menos 0,2 pontos percentuais que o verificado no ano anterior", revela o Instituto Nacional de Estatística, antes de levantar o véu sobre o desempenho de algumas áreas específicas da economia nacional: "O contributo da procura interna para a variação do PIB diminuiu, refletindo a redução do Investimento e, em menor grau, a desaceleração do consumo privado. A procura externa líquida apresentou um contributo significativamente menos negativo que em 2015".

Os resultados finais positivos foram obtidos graças a um crescimento de 1,9% do PIB nos últimos três meses do ano passado, o melhor trimestre de crescimento em Portugal desde janeiro a março de 2014, quando a economia registou a mesma subida. É preciso recuar seis anos, até 2010, para encontrar um melhor desempenho trimestral.

"Esta aceleração do PIB resultou do aumento do contributo da procura interna, observando-se uma recuperação do Investimento e um crescimento mais intenso do consumo privado. O contributo da procura externa líquida foi negativo, contrariamente ao observado no trimestre anterior, refletindo a aceleração mais acentuada das Importações de Bens e Serviços em volume que a das Exportações de Bens e Serviços", explica o INE no destaque estatístico divulgado esta manhã.

"Comparativamente com o 3º trimestre, o PIB aumentou 0,6% em termos reais (variação em cadeia de 0,8% no trimestre anterior). O contributo da procura interna para a variação em cadeia do PIB passou de negativo no 3º trimestre para positivo, traduzindo, principalmente, a evolução do Investimento. Em sentido contrário, a procura externa líquida passou a registar um contributo negativo, observando-se um forte aumento das importações totais."

[Notícia atualizada às 10h05]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório