Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Sagres produzida em Angola quer retomar volume de vendas antes da crise

A Sagres, cerveja portuguesa que começou a ser produzida este ano em Angola, pretende atingir o seu volume de vendas, de cerca de 353,5 milhões de hectolitros anuais, antes do início da crise económica angolana.

Sagres produzida em Angola quer retomar volume de vendas antes da crise
Notícias ao Minuto

21:02 - 12/02/17 por Lusa

Economia Cerveja

A meta foi hoje avançada pelo administrador da Sagres para a área de logística, José Torres, em conferência de imprensa que serviu para o relançamento da marca em Angola, a sua primeira internacionalização.

Segundo o responsável, atualmente o volume de vendas da Sagres em Angola não é muito significativo, devido a crise dos últimos anos, iniciada em 2014, mas o objetivo é a retomada dos níveis anteriores, com o início da produção local.

"Como cerveja de exportação chegamos a vender cerca de 353,5 milhões de hectolitros em Angola. Era o volume que nós tínhamos antes de começar a crise", referiu.

Acrescentou ainda que outro dos objetivos é serem capazes de recuperar, no primeiro ano, os mesmos volumes e atingirem uma quota de mercado da marca Sagres, de cerca de 5% do total do mercado angolano.

"Isso é o volume que nos estamos a propor e queremos atingir", frisou.

Relativamente à produção local, José Torres disse que continua sujeita à importação de "muita" da matéria-prima necessária, mas "é um desejo enorme que à medida que a economia for capaz de encontrar os meios e as matérias-primas para serem utilizadas", sejam a preferência.

A marca portuguesa foi instalada em Angola em parceria com a Sociedade de Distribuição de Bebidas de Angola (SODIBA), fábrica da empresária angolana Isabel dos Santos.

Sobre a fábrica, José Torres disse tratar-se de uma infraestrutura "moderníssima, construída com a melhor tecnologia, os melhores equipamentos", que vão permitir à marca guardar a sua originalidade.

"A cerveja que estamos hoje a fabricar representa a verdadeira essência da qualidade da Sagres", disse.

Para a instalação daquela unidade fabril, a SODIBA, a mais recente empresa de produção e distribuição de bebidas em Angola, fez um investimento, maioritariamente angolano, que ascendeu os 150 milhões de dólares (cerca de 141 milhões de euros).

Localizado no Polo Industrial do Bom Jesus, a 60 quilómetros de Luanda, este complexo industrial conta com uma área total de 40 hectares e uma capacidade de produção instalada de 144 milhões de litros/ano de cerveja, extensível até 200 milhões de litros, tendo a produção arrancado em janeiro passado.

Envolve duas linhas de enchimento, uma com capacidade para 50 mil garrafas/hora e outras linha para o enchimento de latas com a mesma capacidade.

A marca foi lançada sob o mote "Sagres, o Mundo é Teu!", e conta como embaixadores da cerveja personalidades angolanas, a modelo Sharam Diniz, o basquetebolista Carlos Morais e o músico C4Pedro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório