Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Comissão do Centro quer projetos para "valorização turística do Interior"

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) defendeu hoje que os investimentos de valorização turística do interior "deverão complementar" os cinco programas PROVERE aprovados na região, no valor de 10 milhões de euros.

Comissão do Centro quer projetos para "valorização turística do Interior"
Notícias ao Minuto

19:02 - 10/02/17 por Lusa

Economia CCDRC

Em declarações à agência Lusa, a presidente da CCDRC, Ana Abrunhosa, salientou que, no âmbito da programação financeira comunitária do Portugal 2020, o Centro vai desenvolver projetos que totalizam aquele montante enquanto Programas de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).

Os projetos, no valor de 10 milhões de euros e com financiamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), foram aprovados ao abrigo dos PROVERE das Aldeias Históricas, Aldeias do Xisto, Termas, Áreas Classificadas e Beira Baixa.

Falando à margem de uma sessão de divulgação da "Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior", no Convento de São Francisco, em Coimbra, Ana Abrunhosa fez votos para que os projetos que avancem nesta área "venham complementar, dar escala e sinergias" àqueles investimentos para valorização dos recursos endógenos dos territórios de baixa densidade demográfica.

"A procura no território vai ser muito grande", previu a presidente da CCDRC, realçando que cerca de 400 pessoas, potencialmente ligadas à valorização turística do interior, estiveram hoje, em Coimbra, na margem esquerda do rio Mondego, na apresentação dos financiamentos para o setor.

Na sua opinião, os 20 milhões de euros disponibilizados pelo Governo, através da Turismo de Portugal, para a valorização turística a nível nacional podem constituir "um reforço muito interessante" dos projetos já aprovados no âmbito dos PROVERE.

"Gostava muito que, daquele montante, dos 10 milhões de euros que são para o interior, viessem cinco milhões para a região Centro", afirmou a professora universitária, defendendo que importa "promover projetos em rede", como estratégia para combater a pobreza nas aldeias e vilas das zonas montanhosas.

A valorização turística do interior "vai ser um sucesso, não tenho dúvida", cabendo às entidades públicas e privadas apresentar candidaturas até 31 de dezembro deste ano.

Intervieram ainda na sessão os presidentes da Entidade Regional de Turismo do Centro, Pedro Machado, e da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, bem como a coordenadora da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, Helena Freitas.

O autarca do PS, também presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, defendeu a abertura de um aeroporto internacional em Monte Real, concelho de Leiria, aproveitando as infraestruturas da base local da Força Aérea, que venha a servir a região Centro do país.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório