Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

S&P sobe rating do Bankinter e mantém perspetiva positiva

A agência de notação financeira Standard and Poor's (S&P) subiu o 'rating' de longo prazo do espanhol Bankinter de "BBB-" para "BBB", mantendo o 'outlook' (perspetiva) "positivo", anunciou hoje em comunicado o banco.

S&P sobe rating do Bankinter e mantém perspetiva positiva
Notícias ao Minuto

16:43 - 10/02/17 por Lusa

Economia Bancos

A S&P também melhorou a notação de curto prazo do Bankinter de "A-3" para "A-2", mantendo igualmente a perspetiva positiva.

"A Standard & Poor's fundamenta a melhoria do 'rating' do Bankinter, principalmente, na melhoria da sua liquidez -- após a redução significativa do 'gap' de liquidez em mais de 3.000 milhões de euros em 2016 -- e a sua menor dependência de financiamento obrigacionista a curto prazo", justificou a entidade liderada por Maria Dolores Dancausa.

"A estes fatores acresce que a agência norte-americana atribui um menor risco económico à banca espanhola como setor", acrescentou o Bankinter.

De resto, a instituição assinalou que "a perspetiva 'positiva' para o Bankinter reflete a possibilidade da S&P's melhorar a sua notação nos próximos 12 a 24 meses, se a situação económica de Espanha o suportar e permitir que a banca consolide o seu nível de capital".

E acrescentou: "A melhoria da notação do Bankinter pela Standard & Poor's reflete a boa situação" do banco "em termos de solvência e qualidade de ativos, assim como a sua capacidade para continuar a gerar resultados através do seu negócio tradicional".

O Bankinter, que no ano passado comprou o negócio comercial do Barclays em Portugal, obteve um resultado líquido de 490,1 milhões de euros em 2016, um crescimento de 30,4% face ao ano anterior.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório