Ter mais empresas a vender online depende de "trabalho muito partilhado"

A presidente executiva da SIBS, Madalena Cascais Tomé, afirmou hoje que o aumento do número de empresas portuguesas a vender 'online' depende de um "trabalho muito partilhado" entre comerciantes e entidades que disponibilizam pagamentos.

euros, notas NÃO USAR

© iStock

Lusa
09/02/2017 19:57 ‧ 09/02/2017 por Lusa

Economia

SIBS

Na conferência "A (R) Evolução nos Pagamentos Digitais", em Lisboa, a responsável indicou que 38% empresas nacionais têm presença 'online' e que apenas 17% tem atividade de comércio eletrónico.

"Tem que haver soluções disponíveis" e "cada vez mais simples" para pagamentos, enumerou Madalena Cascais Tomé, acrescentando a necessidade de um "trabalho muito partilhado" de entidades como a SIBS (que gere a rede Multibanco) e dos comerciantes, para "formar soluções".

Na sua apresentação integrada no Fórum de Administradores e Gestores de Empresas, que decorreu em Lisboa, a responsável previu que o cartão bancário "não vai desaparecer num horizonte de médio prazo", ao contrário do que está a acontecer com o dinheiro físico.

"Há um maior uso dos meios digitais, que acumulam sobre os métodos tradicionais, os cartões podem vir a desmaterializar-se como as 'wallets' [carteira] através do telemóvel", acrescentou.

Atualmente, em compras físicas é utilizado numerário em 22% dos casos, enquanto 'online' essa percentagem desce para 11%, ao utilizar-se o método de contra-entrega.

Citando vários estudos, a responsável indicou que o volume 'online' de compras em Portugal deverá representar 6,3 mil milhões de euros em 2020.

Atualmente, mais de 50% dos portugueses que compram 'online' gastam mais em 'sites' portugueses, mas mais de 80% já experimentaram 'sites' internacionais e 45% preferem plataformas estrangeiras.

A quota estimada do comércio 'online' na totalidade é de 3,1% em Portugal, enquanto a média europeia é de 6,4%, citou ainda a responsável, referindo a "oportunidade" que as empresas portuguesas podem aproveitar.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas