Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Revolta contra austeridade da troika (já) chega à Alemanha

Vários responsáveis alemães estão contra a política de austeridade que está a ser imposta pelas ‘troikas’, constituídas pela Comissão Europeia, Fundo Monetário Económico (FMI), e Banco Central Europeu (BCE), aos países do Sul da Europa. O principal alvo da contestação tem sido, conta o jornal Público, a Comissão Europeia e o seu presidente Durão Barroso, frequentemente acusado de incompetência, ineficácia e rigidez.

Revolta contra austeridade da troika (já) chega à Alemanha
Notícias ao Minuto

13:15 - 16/05/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Crise

A contestação às medidas da troika não é só protagonizada pelos países sob intervenção mas também pela própria Alemanha, muitas vezes apresentada como a responsável pelos sacrifícios que estão a ser exigidos a portugueses, gregos e irlandeses.

Conta a edição desta quinta-feira do jornal Público que, vários responsáveis alemães contestam o que classificam de “receitas erradas”, como o aumento de impostos, que em nada contribuem para esses países saírem da crise através do crescimento e competitividade das suas economias.

Além da contestação ao caminho que está a ser seguido pelos governos dos países sob intervenção da troika, estes responsáveis alemães, salienta o Público, criticam também a dupla linguagem de alguns dirigentes do BCE, FMI e Comissão Europeia que ora defendem as medidas de austeridade, ora avisam que dessa forma os programas de ajustamento nunca vão funcionar, bem como o facto de nunca assumirem a responsabilidade pelos erros desses programas.

Neste caso em particular, a contestação de Berlim foca-se sobretudo na Comissão Europeia, particularmente no seu presidente Durão Barroso, muitas vezes classificada de incompetente, ineficaz ou rígida, e por isso pouco capaz de gerir a saída da crise e garantir as novas responsabilidades que a zona euro terá de assumir para sobreviver, como por exemplo a criação de uma união bancária.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório