Altran e AICEP assinam contrato de investimento de 6,9 milhões

A tecnológica Altran e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) assinam hoje um contrato de investimento, prevendo que a consultora invista cerca de 6,9 milhões de euros em Portugal.

--

©

Lusa
16/05/2013 06:53 ‧ 16/05/2013 por Lusa

Economia

Empresas

No âmbito do projeto de Nearshore, centro de serviços destinado a projetos de sistemas de informação e telecomunicações, a Altran vai criar 120 postos de trabalho no concelho do Fundão, entre 2013 e 2015, de acordo com dados da empresa.

Até à data, a Altran Portugal já recrutou 15 pessoas para o centro de competências, disse hoje à Lusa a diretora-geral da subsidiária portuguesa, Célia Reis.

"Este centro irá prestar serviços de consultoria tecnológica e de inovação, mais especificamente no âmbito de sistemas de informação e telecomunicações, para o mercado internacional. Ou seja, são projetos elaborados em colaboração com equipas internacionais, para clientes internacionais", explicou a diretora-geral da Altran Portugal.

Um dos grandes projetos neste âmbito, "de momento, é para uma das grandes operadoras de telecomunicações em França", apontou.

A equipa em Portugal tem como objetivo "assegurar a evolução dos sistemas de 'provisioning' [provisionamento], uma tarefa fulcral e 'core' para a empresa", disse Célia Reis.

"Temos também outros projetos a decorrer onde a forma de trabalhar é semelhante, as nossas equipas portuguesas aplicam o seu 'know-how' e 'expertise' para apoiar a manutenção ou o desenvolvimento de projetos para grandes clientes internacionais".

Questionada sobre a escolha de Portugal para este investimento, Célia Reis disse que a subsidiária portuguesa da multinacional francesa tinha sido "identificada pelo grupo como uma plataforma de 'nearshore' para a Europa", há cerca de um ano.

"A escolha de Portugal como plataforma de 'nearshore' teve em conta vários fatores, como as excelentes condições do país em termos de qualidade de vida, qualidade das universidades e formação de profissionais excecionais, a cultura que permite uma fácil adaptação a outras culturas e a proximidade dos restantes países na Europa".

Além disso, "a experiência consolidada da equipa da Altran Portugal, os seus processos industrializados e certificações e o 'know-how' no desenvolvimento de software são também fatores-chave para a garantia da qualidade dos projetos", apontou.

"Acreditamos que vamos contribuir para o desenvolvimento da inovação tecnológica em Portugal, concretamente na região do Fundão. Iremos criar postos de trabalho, portanto, ajudar a dinamizar a zona", disse.

Célia Reis considerou ainda que o centro de competências Nearshore "permite atrair pessoas, inovação e investimento para o distrito de Castelo Branco".

A assinatura do contrato, que decorre esta tarde em Lisboa, conta com as presenças do ministro da Economia e Emprego, Álvaro Santos Pereira, da diretora-geral da Altran Portugal, Célia Reis, do presidente da AICEP, Pedro Reis, do presidente a autarquia do Fundão, Paulo Fernandes e do vice-presidente executivo sénior para a Europa do Sul da Altran, Cyril Roger.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas