Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Poupança das famílias atinge máximo histórico em Abril

O indicador de poupança APFIPP/Universidade Católica subiu de 119,1 pontos em março para 123,9 pontos em abril, atingindo um máximo histórico, foi hoje divulgado.

Poupança das famílias atinge máximo histórico em Abril
Notícias ao Minuto

15:15 - 15/05/13 por Lusa

Economia APFIPP/Católica

Este é o valor mais elevado registado desde maio de 2012, mês em que este indicador era de 114,1 pontos, segundo a Universidade Católica.

Destaca ainda que em abril o indicador de expectativa de poupança futura também aumentou, “o que pode ter tido impacto num aumento da poupança atual das famílias em percentagem (%) do Produto Interno Bruto (PIB)".

O indicador de poupança APFIP/Universidade Católica procura antecipar a evolução da taxa de poupança das famílias portuguesas em percentagem do PIB e resulta da análise ao comportamento de um conjunto alargado de fontes estatísticas.

O indicador de poupança assume o valor 100 no último trimestre de 2000 quando a taxa de poupança foi cerca da 8% do PIB.

Assim, cada 12,5 pontos do indicador representam cerca de 1% do PIB. Quando o indicador atinge o valor 125 a poupança das famílias é cerca de 10% do Produto.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório