Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

TSU? Redução do PEC "é muito mais vantajosa"

Francisco Louçã comentou esta noite de sexta-feira, na antena da SIC Notícias, o fim da discussão em torno da TSU, tendo a medida sido chumbada no Parlamento na passada quarta-feira.

TSU? Redução do PEC "é muito mais vantajosa"
Notícias ao Minuto

23:01 - 27/01/17 por Anabela de Sousa Dantas

Economia Louçã

�Terminou a novela”, começou por dizer Francisco Louçã, reagindo ao chumbo, na quarta-feira passada, da redução da TSU para empresas, uma medida acordada em sede de concertação social como contrapartida à subida do salário mínimo nacional. A alternativa foi apresentada um dia depois por António Costa e passa pela redução progressiva do Pagamento Especial por Conta (PEC) para as Pequenas e Médias Empresas (PME).

O antigo líder do Bloco de Esquerda indica que a polémica em torno da taxa “expôs bastante a fragilidade da iniciativa do Governo, que não estava sustentada por um acordo suficiente”.

No entanto, acredita o comentador, a polémica “resolveu-se de uma forma esplêndida” porque a solução – a redução do PEC - “é muito mais vantajosa, por uma razão política e por uma razão orçamental”.

“A razão política é que não se vai voltar a discutir, a propósito do aumento do salário mínimo nacional, qualquer forma de compensação que seja reduzir a contribuição dos patrões para a Segurança Social e, portanto, pôr em causa de alguma forma, nem que seja provisoriamente, as contas da Segurança Social”, explicou.

Por outro lado, a redução, no caso das empresas muito pequenas, “será de quase 200 euros” sendo esse valor “significativo para essas empresas”, que “têm muito pouca capacidade de caixa”. “Portanto essa pequena redução dos impostos ajuda ao aumento do consumo e da atividade económica porque é devolvido à economia. E é estritamente orçamental, não tem que ver com contas da Segurança Social”, esclareceu.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório