Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Relação entre mais juros da dívida e capital dos bancos é "umbilical"

A antiga ministra das Finanças do PSD Maria Luís Albuquerque sublinhou hoje que a relação entre o aumento das taxas de juro da dívida pública portuguesa e o capital dos bancos é "umbilical" e a primeira influi diretamente na segunda.

Relação entre mais juros da dívida e capital dos bancos é "umbilical"
Notícias ao Minuto

19:50 - 26/01/17 por Lusa

Economia Maria Luís Albuquerque

"Quando os juros da divida pública aumentam, isso consome capital dos bancos", e, portanto, a relação entre ambos os elementos "não podia ser mais forte e umbilical".

"É de facto o mais estreita possível", concretizou Maria Luís Albuquerque, que está hoje a ser ouvida na comissão parlamentar de inquérito à gestão da Caixa Geral de Depósitos (CGD).

E concretizou, em resposta a perguntas do deputado do CDS João Almeida: "Quando a taxa [de juro] sobe, o ativo dos bancos perde valor, e ao perder valor consome capital e reduz a sua capacidade de financiar a economia e emprestar dinheiro às pequenas e médias empresas".

No que refere em concreto à Caixa, Maria Luís lembrou que o banco foi sempre escrutinado pelas "entidades mais insuspeitas", casos da Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional, que formaram a 'troika', que manteve o recente programa de assistência financeira a Portugal.

A atual vice-presidente do PSD começou a ser ouvida na comissão de inquérito pelas 17:45, escusando-se a fazer uma declaração inicial - as primeiras respostas de Maria Luís Albuquerque são feitas a perguntas do deputado do BE na comissão, Moisés Ferreira.

A comissão de inquérito à CGD tomou posse a 05 de julho na Assembleia da República, e debruça-se, por exemplo, sobre a gestão do banco público desde o ano 2000, abordando ainda os factos que levaram ao processo recente de recapitalização da CGD, que foi aprovado por Bruxelas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório