Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Banco central chinês prepara lançamento de rival da bitcoin

O Banco do Povo da China está a ultimar o lançamento da sua própria moeda virtual, que seria a primeira do mundo apoiada por um banco central, informou hoje a revista de informação económica Caixin.

Banco central chinês prepara lançamento de rival da bitcoin
Notícias ao Minuto

13:01 - 26/01/17 por Lusa

Economia Divisas

As autoridades monetárias chinesas completaram em dezembro um ensaio com a divisa, similar à 'bitcoin', que contou com a participação dos principais bancos estatais, como o ICBC e o Banco da China, revelou a publicação, que cita fontes do banco.

O projeto foi orientado pelo gigante chinês da Internet Tencent.

A moeda virtual utilizará a mesma tecnologia que a 'bitcon', as "cadeias de bloqueio" ('blockchain', em inglês), para registar as transações financeiras de forma segura, escreveu a Caixin.

A 'bitcoin' é uma divisa virtual que não está regulada por nenhum banco central.

O banco central chinês criou, em 2014, uma equipa para analisar a possibilidade de criar uma moeda virtual e, em janeiro de 2016, anunciou publicamente o projeto.

Segundo a Caixin, o banco central considera que uma divisa virtual aumentará a transparência das transações, o que ajudará a combater a lavagem de dinheiro e evasão fiscal, ou baixar os custos de circulação.

O valor da 'bitcoin' afundou na China em meados de janeiro, depois de o banco central lançar uma investigação sob as empresas que faziam o câmbio da moeda.

A 'bitcoin' chegou a cair 40%, no espaço de uma semana, tendo depois recuperado parcialmente.

O valor de uma unidade daquela moeda digital criptográfica vale hoje 6.470 yuan (878 euros) na plataforma Huobi, umas das que está sob uma investigação.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório