Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

CGD: "Forte crise" é a grande responsável pela situação atual da banca

O antigo presidente da Caixa Geral de Depósitos (CGD) Fernando Faria de Oliveira realçou hoje que a "forte crise económica", que marcou o período da intervenção da 'troika' em Portugal, é a grande responsável pela situação atual da banca.

CGD: "Forte crise" é a grande responsável pela situação atual da banca
Notícias ao Minuto

16:10 - 24/01/17 por Lusa

Economia Faria de Oliveira

"Por mais diagnósticos que possamos fazer ou responsabilidades que se queira apurar, não há rigorosamente nada que se aproxime sequer ou tenha um impacto tão importante como a forte crise económica que se faz sentir", afirmou Faria de Oliveira em audição na comissão parlamentar de inquérito à gestão da CGD.

O atual líder da Associação Portuguesa de Bancos (APB), que liderou o banco público entre 2008 e 2011, tendo depois assumido o cargo de 'chairman' (presidente do conselho de administração) até 2013, salientou que a crise económica "provocou um enorme aumento da taxa de incumprimento do crédito das empresas aos bancos", que é hoje oito vezes superior à existente em 2008.

"O violento e prolongado período recessivo por que passámos desde o pedido de ajuda externa, com o PIB a cair mais de 7% só entre 2010 e 2013" foi, na sua opinião, "o primeiro e principal responsável pela atual situação do setor".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório