Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Resultado do défice "é muito bom" mas foi “ofuscado” pela TSU

Apesar dos elogios aos resultados, Marques Mendes apontou “amadorismo” ao governo na forma como apresentou os resultados.

Resultado do défice "é muito bom" mas foi “ofuscado” pela TSU
Notícias ao Minuto

22:45 - 21/01/17 por Pedro Filipe Pina

Economia Marques Mendes

A estimativa para o défice é de 2,3%. “É a primeira vez na nossa democracia que temos um défice tão baixo quanto este”.

As palavras são de Marques Mendes que, no seu comentário semanal na SIC, foi perentório: “Vamos ser francos, da Direita à Esquerda”, disse Marques Mendes, “há um ano ninguém acreditava”.

“Menos défice significa menos dívida e menos dívida significa menos impostos. Não é só um dado estatístico. É bom para as pessoas”, afirmou.

Marques Mendes destacou ainda que este resultado permitirá a Portugal sair também do procedimento por défice excessivo, imposto por Bruxelas, que exige um défice que não passe dos 3%.

“Este palavrão [ do procedimento por défice excessivo] significa que Portugal está na lista dos incumpridores, estamos na ‘lista negra’, o que significa que os investidores ‘torcem o nariz’ a olhar para o país” e que as agências de rating “sobem o risco em vez de baixar”, tal como acontece com os juros da dívida.

Com um défice cuja estimativa está nos 2,3% e que tem “hipótese de ficar nos 2,2%, um grande resultado”, houve elogios para o Governo. Estes elogios, no entanto, não deixaram de vir sem críticas.

Primeiro, o antigo líder dos sociais-democratas considerou que “se as coisas se tratassem com seriedade” entre as hostes políticas, o PS teria felicitado o PSD e o CDS pelo desempenho do défice durante os anos da troika e agora o PSD e o CDS deveriam felicitar o PS por “este resultado muito bom”. Tal não se verificou.

Marques Mendes considerou ainda que o Governo de António Costa foi de “um amadorismo atroz” ao falar dos resultados do défice no debate parlamentar, que contou com a presença de António Costa.

“A Taxa Social Única ofuscou o défice”, afirmou Marques Mendes sobre a possibilidade de o que foi acordado em concertação social ser chumbado no Parlamento, realçando ainda que Costa se viu pressionado e criticado quer à Esquerda quer à Direita.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório