Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Preço das casas subiu entre 2% e 14% em todos os distritos

O preço das casas subiu em todos os distritos de Portugal continental durante o terceiro trimestre de 2016, em termos homólogos, registando aumentos de 2% a 14%, segundo dados da Confidencial Imobiliário hoje divulgados.

Preço das casas subiu entre 2% e 14% em todos os distritos
Notícias ao Minuto

18:07 - 20/01/17 por Lusa

Economia Índice

Neste período, o aumento do preço das casas variou entre "um mínimo de 2% no distrito de Coimbra e 14% no de Lisboa", revelou a Confidencial Imobiliário, de acordo com os dados apurados no âmbito do Índice de Preços Residenciais.

Além de Lisboa, os distritos com maior aumento do preço das casas foram Faro, que também cresceu a dois dígitos, com um aumento de 11,1%, e Braga, que verificou uma valorização homóloga de 6,9%.

"A par de Coimbra, apenas o distrito do Porto apresenta uma subida inferior a 3% (nomeadamente de 2,9%), com todos os restantes distritos a registarem aumentos homólogos entre 3% e 6,6%", revelou o Índice de Preços Residenciais.

Para a Confidencial Imobiliário, o aumento do preço das casas "é já uma realidade transversal a todo o país", com subidas a ocorrerem em todos os distritos de Portugal continental.

Em termos acumulados entre o mínimo de mercado atingido em cada distrito e o terceiro trimestre de 2016, "os preços apresentam subidas em todas as regiões, com recuperações que são bastante mais acentuadas", indicou a Confidencial Imobiliário, acrescentando que "as valorizações variam entre 22% e 4,2%, com os extremos a serem, respetivamente, ocupados por Lisboa e Évora".

De acordo com os dados do índice, os distritos de maior crescimento homólogo são também os de maior subida acumulada, liderando a lista o distrito de Lisboa, seguindo-se Faro, Braga, Viana do Castelo e Porto.

"A valorização apurada para o total do mercado nacional reflete esta transversalidade, com um aumento homólogo dos preços das casas de 7,5% em setembro de 2016 e uma subida acumulada de 11,1%", informou a Confidencial Imobiliário, indicando que "esta subida homóloga foi mesmo a mais elevada dos últimos 15 anos, embora se destaque que, apesar da evolução positiva, os preços a nível nacional, estão ainda assim 13,5% abaixo do patamar de 2007".

O Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário é apurado com base nos preços efetivos de transação, informação que resulta do SIR - Sistema de Informação Residencial que regista dados de oferta e vendas, com detalhe à freguesia, através de um levantamento de informações junto de promotores, mediadores e avaliadores imobiliários, além da banca.

A Confidencial Imobiliário é uma empresa independente, especializada na produção e difusão de indicadores de análise do mercado imobiliário.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório