Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Portugal assina acordos de exportação de pera e maçã para o Peru

Portugal assinou os acordos que permitirão aos operadores nacionais começar a exportar pera e maçã para o Peru já na próxima campanha agrícola, anunciou hoje o Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural.

Portugal assina acordos de exportação de pera e maçã para o Peru
Notícias ao Minuto

16:18 - 18/01/17 por Lusa

Economia Fruta

"Trata-se de mais um importante passo no processo abertura de mercados de países terceiros para a fruta nacional, um processo no qual o Governo tem colocado especial empenho", afirma o Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Vieira, em comunicado.

Sublinhando a "importância estratégica de manter a dinâmica exportadora do setor agrícola, reforçando-a com novos destinos comerciais que seguramente constituirão novas oportunidades para a produção nacional e um forte estímulo ao investimento", o executivo recorda que os acordos relativos ao Peru seguem-se à abertura da Colômbia para o leite, produtos lácteos e pera rocha, "cuja primeira exportação se concretizou em dezembro último".

"Ainda na região da América do Sul estão em curso negociações com a Venezuela e com Cuba, igualmente para leite e produtos lácteos, e ainda para peixe, no caso de Cuba", adianta, referindo a "forte aposta" que tem mantido "na região do Médio Oriente, da qual resultou já a abertura do mercado de Israel para a exportação de ovinos, estando em curso negociações com a Líbia".

De acordo com o ministério, "em fase final de negociação" está ainda a abertura do mercado da China para a carne de porco.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório