Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Exportações da China diminuem em clima de tensão com Trump

As exportações da China contraíram no mês passado, apontando para novo enfraquecimento da segunda economia mundial que enfrenta possíveis tensões comerciais com a presidência de Donald Trump.

Exportações da China diminuem em clima de tensão com Trump
Notícias ao Minuto

07:27 - 13/01/17 por Lusa

Economia Alfândega

Dados da Alfândega publicados hoje mostram que as exportações reduziram 6,1% para 209,4 mil milhões em dezembro, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Os números mais recentes marcam um regresso a uma tendência descendente a longo prazo, num momento de branda procura global. Em novembro, as exportações da China expandiram 0,1% depois de terem descido por nove meses consecutivos.

As importações aumentaram 3,1% para 168,5 mil milhões de dólares, abrandando de uma subida de 6,7% no mês anterior.

Os números encerram um ano sombrio para o comércio chinês, com as importações e exportações a contrair uma percentagem conjunta de 6,8%. Para 2016, o saldo comercial chegou aos 510 mil milhões de dólares, de acordo com os dados da Administração Geral da Alfândega.

As descidas nas trocas comerciais vêm aumentar a pressão sobre os líderes comunistas que tentam incentivar o crescimento da economia, que tem enfraquecido.

As dificuldades da China podem agravar-se depois de Donald Trump se tornar Presidente dos Estados Unidos, na próxima semana. Durante a campanha, o magnata acusou a China de práticas comerciais injustas e ameaçou aplicar tarifas punitivas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório