Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

CMVM aprova prospeto de aumento de capital no BCP

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) aprovou hoje o prospeto de aumento de capital de 1,33 mil milhões de euros do BCP, com um prazo que ocorrerá entre a próxima quinta-feira e o início de fevereiro.

CMVM aprova prospeto de aumento de capital no BCP
Notícias ao Minuto

18:48 - 12/01/17 por Lusa

Economia Anúncio

"O conselho de administração da CMVM deliberou aprovar, em reunião realizada hoje, o prospeto relativo à oferta pública de subscrição de 14.169.365.580 novas ações do Banco Comercial Português (BCP), com um valor de emissão de 0,094 euros por ação", no montante global de 1,33 mil milhões de euros, lê-se num comunicado publicado hoje na página oficial do regulador.

O regulador afirma ainda que a operação de aumento de capital do BCP "envolve uma oferta pública de subscrição, reservada a acionistas, no exercício do direito de preferência, e demais investidores que adquiram os direitos de subscrição".

"O prospeto de oferta pública de subscrição de ações do BCP também abrange a admissão à negociação das ações objeto da referida oferta pública de subscrição, bem como, das 157.437.395 ações já emitidas, subscritas pela Chiado (Luxembourg), uma sociedade do Grupo Fosun, no âmbito de um aumento de capital realizado em 18 de novembro de 2016", lê-se no comunicado da CMVM.

Em termos agregados, acrescenta, "as novas ações a admitir à negociação corresponderão a 94,79% das ações representativas do capital social do BCP, pressupondo a integral subscrição do aumento de capital".

A CMVM adianta que o prazo da oferta decorre de 19 de janeiro (quinta-feira) a 2 de fevereiro de 2017, sendo que a transação de direitos decorre entre os dias 19 e 30 de janeiro e que as ordens de subscrição podem ser revogadas até ao dia 30 de janeiro.

Nesse sentido, o apuramento e divulgação dos resultados da oferta "deverá ocorrer a 3 de fevereiro de 2017 e a admissão à negociação das ações deverá verificar-se no dia 9 de fevereiro".

O BCP anunciou na segunda-feira um aumento de capital de 1,33 mil milhões de euros, cuja parte da receita será usada para reembolsar os 700 milhões de euros em 'Cocos' que têm de ser pagos até junho deste ano, devendo o restante servir para deixar a instituição com rácios de capitais confortáveis.

Já é conhecido que o acionista chinês Fosun quer aproveitar para ficar com 30% do BCP, face aos 16,7% que detém, sendo que a angolana Sonangol tem também autorização para aumentar a sua participação no capital do banco para aproximadamente 30%, mas não se sabe se vai exercer essa opção.

O BCP apresentou prejuízos de 251,1 milhões de euros até setembro de 2016, afetados principalmente por provisões significativas para empréstimos problemáticos, algumas das quais foram realizadas para reforçar os níveis de cobertura.

Na sessão de hoje, o BCP encerrou a perder 2,77%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório