"O Novo Banco disponibiliza uma nova linha de crédito no valor de 300 milhões de euros tendo por base o acordo celebrado com o Fundo Europeu de Investimento (FEI), que tem como beneficiários micro, Pequenas e Médias Empresas (PMEs), assim como empresas de maior dimensão (empregando até 499 trabalhadores)", informou em comunicado o banco liderado por António Ramalho.
E acrescentou: "Esta transação beneficia do apoio financeiro da União Europeia através do Programa Horizonte 2020 e do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE), criados no âmbito do Plano de Investimento para a Europa".
O FEIE visa apoiar o financiamento de investimentos produtivos na União Europeia e assegurar um maior acesso a fontes de financiamento.
"Esta nova linha destina-se especificamente a empresas que pretendam financiamento para apoiar as suas atividades ou projetos de investigação, desenvolvimento e inovação, até um máximo de 7,5 milhões de euros, e conta com uma cobertura do FEI para 50% do risco de crédito subjacente, sendo por isso muito relevante no apoio aos projetos aprovados nos sistemas de incentivos à inovação produtiva e qualificação de PME no âmbito do Portugal 2020", destacou o Novo Banco.
"Com esta nova linha, o Novo Banco reforça a sua posição de liderança entre os bancos portugueses no acesso a apoios do FEI destinados ao financiamento da economia portuguesa, alcançando um valor acumulado de 660 milhões de euros", assinalou.
Segundo o comunicado, "este instrumento reveste-se de particular importância para o Novo Banco porque permite o acesso das PME portuguesas a condições de financiamento mais favoráveis, promovendo assim a criação de emprego e o crescimento da economia, e dando continuidade à estratégia prosseguida pelo Novo Banco de permanente apoio ao tecido empresarial Português".
Esta é a terceira transação do género assinada entre o Novo Banco e o FEI, sublinhou a entidade portuguesa, "depois do sucesso alcançado com o lançamento, em Outubro de 2013, da linha 'Risk Sharing Finance Facility' e, em Julho de 2015, da linha 'InnovFin SME Guarantee Facility', através das quais o Novo Banco facultou 360 milhões de euros de financiamento a mais de 400 empresas inovadoras suas clientes".