Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Banco de Inglaterra diz que 'Brexit' já não é principal ameaça

A saída do Reino Unido da União Europeia ('Brexit') já não é o principal risco para a estabilidade do sistema financeiro britânico, afirmou hoje o governador do Banco de Inglaterra, Mark Carney.

Banco de Inglaterra diz que 'Brexit' já não é principal ameaça
Notícias ao Minuto

18:55 - 11/01/17 por Lusa

Economia Mark Carney

As declarações foram feitas durante uma audição numa comissão parlamentar, onde foi questionado sobre se o 'Brexit' continua a ser a principal ameaça para a economia nacional, como afirmou durante a campanha para o referendo de junho passado.

"Estritamente falando, na opinião do comité não é", respondeu Carney.

O governador defendeu que "existem riscos económicos" que podem afetar a "estabilidade financeira do país", mas assegurou que há "maiores riscos a curto prazo no continente do que no Reino Unido durante o período de transição".

Carney disse, no entanto, que a economia britânica enfrenta desafios globais que podem aumentar durante o processo de adaptação fora da União Europeia (UE).

"Na campanha para o referendo dissemos que (o 'Brexit') era o principal risco porque havia uma série de possibilidades no setor financeiro, coisas que podiam ter acontecido, que podiam ter tido consequências para a sua estabilidade", explicou Carney.

O governador do Banco de Inglaterra também defendeu a avaliação dos riscos que foi feita durante a citada campanha e assegurou que as medidas adotadas para enfrentar a situação serviram para atenuar esses riscos.

Carney apontou, no entanto, a necessidade de alcançar "um acordo transnacional" para o setor financeiro quando Londres iniciar as negociações com a UE para a saída.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório