Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Proposta para travar pensões altas dispensava reforma aos 66 anos

O Governo de Passos Coelho pôs na gaveta a proposta do FMI para limitar as pensões elevadas, escreve o Diário de Notícias (DN), que adianta que o tecto de 5.030 euros iria permitir uma poupança anual de 200 milhões de euros e evitaria a reforma aos 66 anos.

Proposta para travar pensões altas dispensava reforma aos 66 anos
Notícias ao Minuto

09:21 - 10/05/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Medidas

Houve uma proposta sugerida pelo FMI, que ficou de fora do projecto de cortes sugerido por Passos Coelho, aponta hoje o DN, que explica tratar-se da imposição de um limite máximo de 5.030 euros para as pensões.

De acordo com o FMI, esta medida iria permitir uma poupança anual na ordem dos 200 milhões de euros, um valor semelhante ao que se pretende obter com a alteração no factor de sustentabilidade, e que dispensaria a reforma aos 66 anos.

Para a instituição liderada por Christine Lagarde, o cardápio de soluções de cortes na despesa “mais radical” inclui a mudança no factor de sustentabilidade, que faz depender o valor da reforma da esperança média de vida; a redução em 20% no valor das pensões da Caixa Geral de Aposentações; o recálculo do valor das pensões; a fundição da CGA com o Centro Nacional de Pensões e a imposição de um limite máximo, de 5.030 euros, nas pensões pagas pelo Estado.

Este pacote foi agora largamente recuperado pelo Governo para ser sujeito a aprovação, mas o Executivo deixou de fora a sugestão do 'travão' às pensões mais elevadas, que poderia ter sido escolhido em detrimento, do aumento da idade da reforma, uma vez que permitir uma poupança equivalente.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório