Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Novo Banco: "Vamos pagar para nos comprarem o banco"

Manuela Ferreira Leite não acredita no fundo de investimento Lone Star como um candidato sério à compra do Novo Banco e sublinha que a proposta feita envolve um risco para o Estado português de 500 milhões de euros.

Novo Banco: "Vamos pagar para nos comprarem o banco"
Notícias ao Minuto

22:44 - 05/01/17 por Anabela de Sousa Dantas

Economia Ferreira Leite

Manuela Ferreira Leite sublinhou esta quinta-feira, no seu espaço de comentário habitual da TVI24, que, “em termos financeiros”, a potencial compra do Novo Banco pelo fundo norte-americano Lone Star não é um negócio seguro para o Estado português, antes pelo contrário.

“Aquilo que está em causa é praticamente nós pagarmos para nos comprarem o banco”, explicou a antiga ministra das Finanças, sublinhando que aquilo que é oferecido é bastante menor do que é exigido ao Estado.

Recorde-se que, esta quarta-feira, o Banco de Portugal anunciou a Lone Star como a entidade mais bem colocada para comprar o Novo Banco. Mais tarde, foi avançado que a proposta do fundo de investimento norte-americano consiste numa oferta de 750 milhões de euros com a garantia de um aumento de capital no mesmo valor caso ganhe a operação, portanto 1500 milhões de euros. No entanto, são pedidas garantias ao Estado português no valor de 2 mil milhões de euros, um risco de 500 milhões de euros.

Ferreira Leite explica, portanto, que a proposta do Banco de Portugal “não é bem um proposta”. “É aquilo que considera ser a [solução] menos má. E as negociações vão continuar”, adiantou.

A antiga governante relembra que é premente que os portugueses sejam esclarecidos em relação ao projeto para a instituição que resultou da cisão do Banco Espírito Santo.

“A venda de um banco não é uma coisa simples e inocente. (…) Quando se vende um banco, aquilo que se está a vender é, primeiro, uma estrutura técnica de grande qualidade - como tinha o BES -, é um conjunto de clientes, créditos concedidos, financiamento da economia. E um financiamento muito específico porque o BES, agora Novo Banco, era quem primordialmente e preferencialmente financiava as pequenas e médias empresas, portanto uma grande influência no emprego. O que se está a vender é isto”

Nesta senda, Ferreira Leite descreve o fundo de investimento melhor posicionado para a compra, a Lone Star. “Esta instituição é um fundo que se dedica à compra de empresas em dificuldades e depois reestrutura-as, remodela-as e depois vende-as, tudo muito rapidamente”, indicou, explicando que a empresa pode “ser vendida aos bocados”, ou seja, destruindo a atividade bancária.

A comentadora recorda, ainda, que a Lone Star é um fundo “que se tem dedicado a operações de imobiliários” e que, portanto, não terá experiência em gestão bancária.

“Se está interessado em comprar estas instituição é talvez por causa do edifício na Avenida da Liberdade, e por todos os edifícios espalhados pelo país, mas não sei se é pela atividade bancária e por aquilo que o banco representa na nossa atividade económica”, alertou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório