Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Intervenções em viaturas Volkswagen devem estar concluídas em setembro

A SIVA, empresa importadora em Portugal dos automóveis Volkswagen (VW), Audi e Skoda, estima que até setembro estejam concluídas as intervenções em cerca de 100 mil viaturas, na sequência do caso de manipulação nas emissões de gases poluentes.

Intervenções em viaturas Volkswagen devem estar concluídas em setembro
Notícias ao Minuto

14:03 - 05/01/17 por Lusa

Auto SIVA

Fernando Monteiro, administrador da empresa, precisou que já há soluções técnicas para 99% dos veículos VW, pelo que a "grande ação vai decorrer em 2017", estimando que até setembro estará o "assunto resolvido" em Portugal.

No total estão envolvidos 100 mil veículos das marcas representadas pela SIVA.

Em declarações à Lusa, o diretor-geral da VW em Portugal, José Duarte, precisou que a marca tem envolvidas aproximadamente 50 mil viaturas, das quais serão intervencionadas em 2017 "cerca de 35 mil viaturas".

O responsável indicou que a intervenção em causa "não tem qualquer custo, é rápida, de 30 minutos", e visa a correção das emissões relacionadas com as emissões de CO2.

Depois de estarem disponíveis as soluções de atualização de 'software', a marca contacta com os clientes para marcar datas da intervenção, havendo ainda a possibilidade de inscrição numa plataforma disponibilizada no site da VW.

A "intervenção não muda absolutamente nada", recordou José Duarte, explicando ser uma atualização do 'software' e que "todos os parâmetros de comportamento do carro e de consumo se mantêm dentro do que são as especificações da marca aprovadas pelo KBA - Autoridade Federal dos Transportes na Alemanha - e depois certificadas pelo IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes", disse.

Depois do caso, o foco da VW durante 2016 foi garantir a confiança na marca, estando previsto para este ano o "contacto com o grosso dos clientes" através de uma "reparação rápida, sem grande alteração do dia a dia".

"A imagem da marca sofreu um bocadinho no início do ano, depois a seguir ao verão melhorou qualquer coisa, está num caminho entre o que era e o que é, se teve algum impacto direto nas vendas, não sei dizer em concreto", referiu o responsável, admitindo, porém, que possa ter tido.

Em todo o mundo, cerca de 11 milhões de veículos foram afetados pela fraude cometida pelo grupo Volkswagen, dos quais oito milhões na Europa e 125 mil em Portugal.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório