Hotelaria algarvia regista queda de 2,1% na ocupação

A taxa de ocupação hoteleira no Algarve em Abril desceu 2,1% em relação ao mesmo mês de 2012, divulgou esta quinta-feira a Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA).

--

©

Lusa
09/05/2013 11:12 ‧ 09/05/2013 por Lusa

Economia

Abril

Segundo os dados avançados pela AHETA, a taxa de ocupação média por quarto no Algarve foi de 46,4 %, 2,1 % abaixo do verificado em Abril do ano passado, e é justificada pelo facto de a Páscoa ter decorrido em Março.

Em termos de ocupação, por nacionalidades, as principais descidas nos hotéis registaram-se nos mercados nacional, com menos 2,2 pontos percentuais, e espanhol (menos 1,1 pp), e as maiores subidas nos mercados holandês e francês (+0,4pp) e no britânico (+0,2pp).

Por zonas geográficas, as descidas mais significativas verificaram-se nas zonas de Portimão e Praia da Rocha (-9,9pp) e Carvoeiro/Armação de Pêra (-8,0pp), tendo Albufeira registado uma quebra de 0,8 pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2012.

De acordo com a AHETA, as principais subidas ocorreram em Tavira (+10,9pp) e Monte Gordo/Vila Real de Santo António (VRSA) (+3,4pp).

As zonas de VRSA e Monte Gordo registaram a taxa de ocupação média mais elevada (58,1 %), enquanto Lagos e Sagres registaram a mais baixa (28,3 %).

A maior associação de hoteleiros do Algarve indicou ainda que, por categorias, a principal descida registou-se nos hotéis e aparthotéis de quatro estrelas (-5,1pp), enquanto os aldeamentos e apartamentos turísticos de cinco e quatro estrelas apresentaram a maior subida nas ocupações (+3,6pp).

Os aldeamentos e apartamentos turísticos de três estrelas apresentaram a ocupação mais baixa (37,9%), tendo as maiores subidas ocorrido nos aldeamentos e apartamentos turísticos de cinco e de quatro estrelas com 51,2%, conclui a AHETA.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas