Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

AEP lança questionário para estudar emigração de jovens qualificados

A Fundação Associação Empresarial de Portugal (AEP) lançou hoje um questionário para estudar a emigração de jovens qualificados, no âmbito do programa "Empreender 2020", que visa ainda perceber de que forma aqueles quadros podem ser convencidos a regressar.

AEP lança questionário para estudar emigração de jovens qualificados
Notícias ao Minuto

16:14 - 02/01/17 por Lusa

Economia Fundação

O questionário 'online', ligado ao "Empreender 2020 -- Regresso de uma Geração Preparada", destina-se a cidadãos de nacionalidade portuguesa ou nascidos em Portugal residentes no estrangeiro com formação de nível pós-secundário.

As respostas do questionário são anónimas e confidenciais e destinam-se somente ao levantamento dos jovens qualificados que abandonaram o país nos últimos anos.

O programa "Empreender 2020" foi simbolicamente lançado há cerca de três semanas no Porto com uma largada de balões e este questionário é a sua primeira ação concreta.

Os objetivos deste programa, de acordo com um comunicado da Fundação AEP enviado à Lusa, são fazer o levantamento de jovens emigrantes detentores de elevadas competências técnicas e educativas, assim como avalizar o potencial de retorno desse capital humano e estimar o seu impacto no desenvolvimento económico de Portugal.

O projeto pretende também identificar as condições que favoreçam o retorno e desenhar cenários concretos de atuação com vista ao regresso desta geração e, ainda, debater um modelo de desenvolvimento capaz de acolher estes jovens.

O "Empreender 2020" quer divulgar oportunidades de empreendedorismo qualificado e criativo e também reforçar o relacionamento empresarial na diáspora.

De acordo com o comunicado, "o programa quer incentivar a possibilidade de parcerias entre empresários portugueses e jovens emigrantes que queiram regressar (enriquecidos com o 'know how' entretanto adquirido) ou de parcerias de empresas portugueses com jovens emigrantes que queiram permanecer no seu país de acolhimento e que aí possam potenciar essas empresas portuguesas".

Este questionário vai ser lançado nas redes sociais como em grupos das redes sociais Facebook da diáspora e no LinkedIn, em bases de dados do grupo-alvo, entre outros meios.

O questionário encontra-se também acessível na página de Facebook do programa, no endereço www.facebook.com/empreender2020/?fref=ts

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório