Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Domingues sai da CGD antes do tempo, outra vez devido aos rendimentos

Mais uma polémica com as declarações fez com que o presidente demissionário da Caixa Geral não aceitasse ficar no cargo até à entrada de Paulo Macedo.

Domingues sai da CGD antes do tempo, outra vez devido aos rendimentos
Notícias ao Minuto

11:45 - 02/01/17 por Bruno Mourão com Lusa

Economia Rendimentos

A SIC Notícias tem informações que indicam as razões da saída antecipada de António Domingues da Caixa Geral de Depósitos, rejeitando o pedido do Governo para assegurar a transição até ao dia da entrada em funções de Paulo Macedo.

O presidente demissionário da CGD estaria disposto a ficar por mais alguns dias, mas seria confrontado com a necessidade de entregar mais uma declaração de rendimentos no Tribunal Constitucional; tal como já tinha acontecido no ano passado, António Domingues não se mostrou disponível para divulgar os detalhes dos próprios rendimentos e acabou por dar ao Ministério das Finanças uma resposta negativa.

O jornal Negócios adiantou na edição online de hoje que António Domingues rejeitou prolongar o seu mandato até ao final de janeiro, quando deverá entrar a equipa liderada por Paulo Macedo, tendo informado o ministro das Finanças, Mário Centeno, na sexta-feira.

Contactada pela Lusa, uma fonte do Ministério das Finanças confirmou que António Domingues "declinou o pedido feito para se manter em funções por mais uns dias".

"O período de transição será inteiramente assegurado pelos membros da atual administração que mantêm os respetivos mandatos, sendo expectável que a nova equipa tome posse nos próximos dias", revelou a mesma fonte.

A chegada de Paulo Macedo e dos novos membros da administração nomeada pelo antigo ministro da Saúde acabou por ser atrasada pela necessidade de pedir autorização ao Banco Central Europeu, um processo que se atrasou devido à paragem para férias de Natal e fim de ano.

Ao contrário do que o Governo pretendia, Macedo não chegará à Caixa antes do final do mandato de Domingues, que sai novamente em choque com as obrigações impostas pelo estatuto de gestor público.

[Notícia atualizada às 12h05]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório