Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Felicidade ou riqueza? Portugueses usaram mais o Multibanco no Natal

Os fiéis cartões para fazer compras e levantamentos foram uma das ferramentas mais importantes dos portugueses este mês. Com mais dinheiro no bolso e um espírito natalício mais aceso, houve mais levantamentos e mais compras.

Felicidade ou riqueza? Portugueses usaram mais o Multibanco no Natal
Notícias ao Minuto

13:45 - 27/12/16 por Bruno Mourão

Economia SIBS

As três primeiras semanas de dezembro já tinham dado os primeiros sinais de aceleração do consumo dos portugueses e a época do Natal cimentou a diferença muito relevante entre a utilização da rede Multibanco neste ano e no ano passado.

No quarto relatório semanal do mês de dezembro, a SIBS revelou ao Economia ao Minuto que foi registado "um aumento global (levantamentos e compras) dos volumes processados na Rede Multibanco de 7,7% no número de operações e de 7,3% no montante transacionado", correspondentes a aumentos no número e valor de levantamentos e compras feitos em território nacional.

O número de levantamentos cresceu 3,3% e o montante total levantado aumentou 4,6% em comparação com o ano passado, ao mesmo tempo que o levantamento médio passou a ser de 69 euros, um aumento de 1,3%; no total, os portugueses usaram a rede Multibanco para fazer 34,5 milhões de levantamentos no valor de 2,397 mil milhões de euros.

Olhando para as compras, apenas o valor médio desceu, enquanto o número e montante global disparou quase 10% em relação a 2015. Em todo o território português, fizeram-se 82,8 milhões de compras no valor de 3,277 mil milhões de euros nas primeiras três semanas de dezembro.

"Adicionalmente, informamos que o pico de transações na Rede MULTIBANCO (caixas e terminais de pagamento automático) foi de 267 transações processadas por segundo, às 11h52m14s do dia 24 de dezembro de 2016", refere ainda a SIBS.

[Notícia atualizada às 15h40]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório