Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Madeira aprova redução do adiantamento da ajuda ao setor da banana

O Conselho do Governo Regional da Madeira decidiu hoje votar favoravelmente a redução do adiantamento da ajuda comunitária aos produtores de banana, que passa de 0,446 euros ao quilo para 0,392 euros.

Madeira aprova redução do adiantamento da ajuda ao setor da banana
Notícias ao Minuto

13:15 - 22/12/16 por Lusa

Economia Produtores

O executivo explica que mandatou o secretário da Agricultura e Pescas para proceder deste modo na Assembleia Geral da Gesba - Empresa de Gestão do Sector da Banana, entidade que lida diretamente com os produtores do setor.

Na mesma reunião, o representante do governo vai também aprovar o montante de 0,054 euros, a ser pago pela empresa aos produtores por cada quilo de banana entregue em 2017, bem como um incentivo à produção de 0,02 euros por quilograma, valor que estará em vigor até abril de 2017.

Com estas medidas, o executivo prevê "viabilizar e incentivar" o crescimento do setor da banana da Madeira, através do aumento do rendimento dos produtores, bem como "acautelar a sua estabilização em função da previsível diminuição do montante da ajuda".

O Conselho do Governo Regional deliberou, por outro lado, autorizar a celebração da escritura pública do contrato de compra e venda do edifício "ARCA DE CRISTAL", pelo valor de 8,8 milhões de euros, destinado ao futuro Centro de Saúde e Lar de Idosos de Câmara de Lobos, na zona oeste da ilha.

Outra deliberação foi a aprovação da proposta de decreto legislativo regional que cria a figura de médico-veterinário em todos os concelhos da Região Autónoma da Madeira, com o propósito de assegurar o bem-estar dos animais.

A contratação do médico-veterinário é da responsabilidade das Câmaras Municipais.

O executivo madeirense aprovou ainda o Plano de Ordenamento para a Aquicultura Marinha na Madeira (POAMAR), criando "zonas de interesse" para o desenvolvimento da atividade, tendo em conta os ecossistemas e os recursos naturais marinhos existentes.

Por outro lado, o governo prorrogou por mais um ano, a contar de 23 de dezembro de 2016, a suspensão parcial do Plano Diretor Municipal de Machico (zona leste da ilha), tendo em conta que o Parque Empresarial de Machico pretende acolher empresas que necessitam de ocupar lotes com áreas e parâmetros diferentes dos previstos no plano.

Também para a zona leste, o Conselho do Governo decidiu viabilizar a proposta de instalação de um empreendimento turístico de três estrelas na baixa da cidade de Santa Cruz, com capacidade máxima de 25 quartos e que resulta da reconversão de um edifício destinado a habitação e comércio.

O executivo liderado por Miguel Albuquerque aprovou também alterações ao plano de localização dos postos de lançamento do fogo-de-artifício na ilha da Madeira e na ilha do Porto Santo, no âmbito do espetáculo pirotécnico do fim de ano.

Trata-se de "alterações ligeiras" ao plano inicial e "não afetarão o êxito do espetáculo", já que se mantém a quantidade de fogo e respetivo número de postos globais: 33 no anfiteatro do Funchal, três no mar e um no Porto Santo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório