Norte aumentou PIB e foi "motor do crescimento nacional"

O Norte foi o "principal motor de crescimento da economia nacional" durante o período de retoma devido a um aumento do Produto Interno Bruto (PIB), conclui o relatório Norte Conjuntura da Comissão de Coordenação da Região Norte (CCDR-N).

Notícia

© Wikimedia Commons

Lusa
21/12/2016 13:40 ‧ 21/12/2016 por Lusa

Economia

CCDR-N

"O aumento do PIB do Norte de Portugal de 2% em 2014, e de 1,9% em 2015, justifica o crescimento da economia nacional e fez da região o principal motor do país num período de retoma", revela a CCDR-N em comunicado, referindo-se ao relatório trimestral Norte Conjuntura, que "identifica precocemente as tendências que marcam a evolução económica a curto prazo".

A CCDR-N identifica também uma "aceleração do crescimento do PIB" no terceiro trimestre de 2016, devido "ao comportamento da procura externa líquida".

"Na Região do Norte, as exportações de bens e serviços passaram de 1,8% no segundo trimestre, para 5,4% no terceiro trimestre. Por comparação, as importações cresceram 1,4 % no trimestre anterior e aumentaram 3,5% no terceiro trimestre", descreve a CCDR-N.

De acordo com aquela entidade, "estes indicadores contribuem para um resultado ímpar, tendo em conta o contexto histórico desde a entrada de Portugal na União Monetária".

"Em 2000, o PIB per capita da Região do Norte era igual a 80,3% do nacional, caindo, ligeiramente, para 79,5% em 2009. Desde então, a Região Norte foi capaz de alcançar um desempenho superior à média nacional, quer em período de recessão, quer nos anos de retoma do crescimento", acrescenta a CCDR-N.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas