Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Portugueses levantam menos dinheiro, mas compram mais com multibanco

Os movimentos registados pela SIBS na rede de gestão de transações eletrónicas mostram um mercado cada vez mais adepto dos pagamentos com cartão e mais longe do dinheiro real.

Portugueses levantam menos dinheiro, mas compram mais com multibanco
Notícias ao Minuto

13:41 - 20/12/16 por Bruno Mourão

Economia SIBS

Os sinais já tinham sido dados nas duas primeiras semanas de dezembro e continuam intactos a poucos dias do tão desejado dia de Natal. 

Nas três primeiras semanas do mês, os portugueses levantaram dinheiro nas caixas automáticas cerca de 25,7 milhões de vezes, num total de 1,743 mil milhões de euros e fizeram cerca de 60,4 milhões de compras no valor de 2,349 mil milhões de euros, revela a SIBS em comunicado oficial enviado para a redação do Economia ao Minuto

A comparação com o mesmo período do ano passado levanta algumas diferenças relevantes, que permitem detetar as tendências dos portugueses. O número e o montante total de levantamentos caíram, apesar de um aumento ligeiro no valor médio retirado das contas; em sentido contrário, o número de compras e o valor gasto cresceram, apesar de ter caído ligeiramente o valor médio das aquisições feitas através da rede multibanco. 

No total, a rede multibanco foi mais utilizada este ano do que no ano passado e o dinheiro movimentado também aumentou, prova de que a economia está mais dinâmica e os portugueses voltaram a ter o espírito natalício que faltou em vários anos da crise.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório