Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

BCE já deu 'luz verde' à primeira fase da recapitalização da CGD

Informação consta de um comunicado emitido, esta sexta-feira, pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

BCE já deu 'luz verde' à primeira fase da recapitalização da CGD
Notícias ao Minuto

18:13 - 09/12/16 por Patrícia Martins Carvalho com Lusa

Economia Banca

O Banco Central Europeu (BCE) e o Banco de Portugal (BdP) já autorizaram a primeira fase do processo de recapitalização da Caixa Geral de Depósitos.

Num comunicado enviado à CMVM, o banco público faz saber que foi autorizado a “prosseguir com as operações societárias que integram a primeira fase do processo de recapitalização”.

“Estas operações integram-se no processo de recapitalização da Caixa Geral de Depósitos, S.A. que se encontra em curso e consagrado no plano estratégico aprovado pelo Estado, enquanto acionista da Caixa Geral de Depósitos, S.A., que visa o reforço dos seus rácios de adequação de fundos próprios nos termos do acordo de princípio alcançado entre o Estado e a Comissão Europeia, representada pela Direção - Geral de Concorrência”, lê-se na nota divulgada.

A CGD está numa fase de mudança de gestão, tendo sido colocadas dúvidas sobre a continuidade do aumento de capital já acordado com as instituições europeias e que ascenderá a cerca de 5.000 milhões de euros.

A 27 de novembro, após cinco semanas de polémica, sobretudo em torno da recusa da entrega das declarações de rendimento e património no Tribunal Constitucional, António Domingues apresentou a sua renúncia da presidência da CGD, mas ficando no cargo até final do ano.

Poucos dias depois, o Governo anunciou que será Paulo Macedo, antigo ministro da Saúde do governo PSD/CDS de Pedro Passos Coelho, que sucederá a António Domingues na liderança da Caixa.

A informação enviada ao mercado confirma ainda que a injeção de dinheiro pelo Estado no banco até 2.700 milhões de euros e que a emissão de dívida junto de investidores privados, no valor de 500 milhões de euros, ocorrerá já após o "encerramento das contas da Caixa Geral de Depósitos relativas a 31 de dezembro de 2016", ou seja, esta fase do aumento de capital apenas acontecerá em 2017.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório