Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

Exportações têxteis e de vestuário acumulam crescimento de 5% até outubro

As exportações têxteis e de vestuário portuguesas acumularam um crescimento de 5% até outubro, somando 4.227 milhões de euros, com a associação setorial a apontar como "cada vez mais próximo" o objetivo dos 5.000 milhões de euros em 2016.

Exportações têxteis e de vestuário acumulam crescimento de 5% até outubro
Notícias ao Minuto

13:31 - 09/12/16 por Lusa

Economia INE

Tendo por base as 'Estatísticas do Comércio Internacional de outubro de 2016' hoje divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a Associação Têxtil e do Vestuário de Portugal (ATP) destaca em comunicado o reforço do crescimento das exportações do setor para os mercados comunitários, que aumentaram cerca de 8%.

Esta evolução compensou a quebra, também "a rondar os 8%", das exportações para destinos não comunitários, que "não recuperaram da sua rota descendente".

Entre os países da União Europeia (UE), Espanha continuou "a reforçar a sua liderança", com um crescimento de 12% (acréscimo de 161 milhões de euros), seguindo-se a Alemanha, Itália, Holanda, Suécia e França nos destinos que mais cresceram em termos absolutos.

Já nos mercados extra-UE, apesar do recuo global registado até outubro, a associação destaca o desempenho positivo de destinos como Macedónia (+324%), México (+17%), Turquia (+16%), Marrocos (+11%), Arábia Saudita (+49%), Hong-Kong (+12%), Japão (+24%), Singapura (+94%) e Canadá (+4%), que "figuram entre os destinos que registaram maior crescimento em termos absolutos".

Em termos de produtos, a ATP aponta o desempenho das exportações de vestuário e acessórios de malha (+12%), de matérias-primas de algodão, incluindo fios e tecidos (+18%), de tecidos impregnados, revestidos, recobertos ou estratificados e matérias têxteis para usos técnicos (+12%) e de tecidos especiais, tufados, rendas, passamanarias e bordados (+13%).

Nos 10 primeiros meses de 2016, a balança comercial do setor têxtil e de vestuário português registou um saldo positivo de 1.008 milhões de euros, com uma taxa de cobertura de 131%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório