Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

As viagens natalícias vão custar mais e a culpa é dos combustíveis

Os preços da maior parte dos bens de consumo aumentou de forma pouco significativa, mas na gasolina e gasóleo... a conversa é outra.

As viagens natalícias vão custar mais e a culpa é dos combustíveis
Notícias ao Minuto

08:26 - 10/12/16 por Bruno Mourão

Economia Matérias-Primas

A próxima semana, tal como esta e a anterior, vai trazer um aumento do preço dos combustíveis. Segunda-feira irá assinalar-se a terceira semana consecutiva de agravamento, uma tendência que surgiu uns dias antes da OPEP assinar um acordo de limitação produção em Viena e ameaça manter-se por várias semanas. 

Os preços altos do final deste ano surgem de forma algo inesperada, tendo em conta os valores historicamente baixos do petróleo em várias alturas de 2016. A ligeira recuperação dos últimos três meses trouxe várias subidas nos postos de abastecimento e fez os preços voarem para níveis superiores aos da mesma época do ano passado. 

Para perceber a diferença no bolso dos portugueses, o Economia ao Minuto foi consultar os preços do ano passado e os deste ano e encontrou uma discrepância assinalável entre o custo de um depósito de gasóleo ou gasolina em dezembro de 2015 e este mês. Visto que a DGEG não disponibiliza dados do final do ano passado devido a uma falha informática, foram utilizados os dados do Mais Gasolina. 

Na primeira semana completa de dezembro do ano passado, um depósito de 40 litros de gasolina 95 sem aditivos custava em média 55,92 euros; Neste momento, a mesma quantidade de gasolina simples custa 59,80 euros, uma diferença de 3,88 euros de peso extra no bolso dos consumidores. 

No gasóleo, a diferença é muito semelhante: um depósito de 40 litros de diesel sem aditivos custa agora em média 50,44 euros, por comparação com os 46,64 euros da mesma altura de 2015; o aumento é de 3,8 euros, uma diferença que já seria suficiente para comprar mais uma lembrança no Natal. 

É expectável que os preços nos postos de abastecimento continuem a aumentar até ao final do ano à boleia do acordo da OPEP e que o fosso seja ainda mais fundo na passagem para 2017.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório