Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

O mês do Natal começou com mais compras e menos levantamentos

O espírito natalício já começa a dar os primeiros sinais, apesar de ainda faltar algum tempo para a noite mais desejada.

O mês do Natal começou com mais compras e menos levantamentos
Notícias ao Minuto

15:40 - 06/12/16 por Bruno Mourão

Economia Multibanco

Os primeiros dias de dezembro terminaram com os portugueses a gastarem mais dinheiro e a fazerem mais compras do que no ano passado, mas a manterem algum equilíbrio na conta bancária graças a menos levantamentos e com menores valores. 

De acordo com o boletim estatístico da SIBS, gestora da rede Multibanco, na primeira semana do mês do natal, que ainda apanhou os últimos dias de novembro, registaram-se 19,6 milhões de compras em lojas, equivalentes a um total de 746 milhões de euros em compras. Comparando com o ano passado, estes valores representam aumentos respetivos de 6,6% e 5,8%; ainda assim, o valor médio de compra foi de 38 euros, menos 0,7% do que em 2015. 

Nos levantamentos, a tendência foi totalmente oposta: o número total caiu 6,2% para 8,4 milhões e o valor global caiu 4,3%, para os 585 milhões de euros; no entanto, ao contrário do que aconteceu com as compras, o valor médio de levantamento aumentou 2% para os 69 euros. 

Recorde-se que todos os anos, a SIBS divulga os dados semanais de utilização da rede Multibanco em dezembro. Este ano, a tendência é para já positiva, tendo em conta os dados enviados para a redação do Economia ao Minuto.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório