Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Concorrência condena Firmo e conclui desmantelamento de cartel

A Autoridade da Concorrência (AdC) condenou a Firmo Papéis e Papelarias ao pagamento de uma coima de 160 mil euros por cartelizar preços na produção e comercialização de envelopes de papel, com outras quatro empresas, informou hoje a autoridade.

Concorrência condena Firmo e conclui desmantelamento de cartel
Notícias ao Minuto

13:50 - 06/12/16 por Lusa

Economia AdC

A investigação da AdC revelou que esta prática restritiva da concorrência teve lugar entre 2007 e 2010, envolvendo a Firmo, Copidata, Tompla, Antalis Portugal e a Papelaria Fernandes, que manipularam propostas de fornecimento, acordando entre si os preços a apresentar, de forma a determinar artificialmente a empresa à qual o fornecimento seria adjudicado.

"Atuaram concertadamente no mercado nacional de envelopes, tendo em vista repartir entre si os clientes e fixar o nível dos preços, restringindo e falseando a concorrência, em concursos de fornecimento de envelopes que eram lançados por clientes de referência", explica a autoridade em comunicado.

A condenação da Firmo, hoje anunciada pela Adc, foi o último passo do desmantelamento deste cartel e, apesar de estarem envolvidas mais quatro empresas, apenas a Antalis Portugal foi em maio condenada ao pagamento de uma coima de 440 mil euros.

As empresas Copidata e Tompla -- Indústria Internacional do Envelope, que integram o mesmo grupo económico, foram dispensadas do pagamento de coima por terem denunciado a prática, apresentando à AdC elementos de prova e colaborando na investigação.

No caso da Papelaria Fernandes -- Indústria e Comércio, não foi possível à AdC fixar coima, uma vez que a empresa faliu e não tem volume de negócios.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório