Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

O ouro devia ter disparado com a vitória de Trump, mas afundou. Porquê?

A ascensão do multimilionário ao poder está para breve, mas os analistas esperavam que as compras de ouro já tivessem começado a aumentar os preços, mas a tendência é exatamente a contrária.

O ouro devia ter disparado com a vitória de Trump, mas afundou. Porquê?
Notícias ao Minuto

11:24 - 06/12/16 por Bruno Mourão

Economia Matérias-Primas

O texto estava escrito, o palco estava montado, a história dava exemplo inegáveis e até a tendência anterior às eleições parecia indicar que em caso de vitória de Donald Trump, o mercado do ouro iria entrar numa nova época dourada. 

No entanto, quando todos esperavam que a incerteza em torno do novo presidente dos Estados Unidos da América provocasse uma corrida aos metais e um súbito aumento do valor do ouro, a realidade mostrou que não se compadece com narrativas pré-definidas. 

Ao invés da ascensão meteórica, a queda imparável tornou-se impossível de evitar e desde o dia em que Trump bateu Hillary nas urnas, o ouro já perdeu cerca de 10% do valor. O metal mais valioso do mundo tem renovado quase todos os dias mínimos de fevereiro e ameaça cair para o preço mais baixo do ano ainda em dezembro. 

A subida recente do dólar, devido à expectável política protecionista do governo Trump e à subida das taxas de juro prometida pela Reserva Federal, é a principal causa da desvalorização do ouro; Ainda assim, a CNN garante que a tendência negativa deverá inverter-se lentamente nos próximos meses, conforme as políticas de Donald Trump comecem a surtir efeitos positivos ou negativos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório