Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

FMI retoma cooperação com a Guiné-Bissau

O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou hoje que retoma o programa de assistência técnica e financeira com a Guiné-Bissau após o Governo ter cumprido com as directrizes acordadas, indicou o ministro guineense das Finanças, Henrique Horta dos Santos.

FMI retoma cooperação com a Guiné-Bissau
Notícias ao Minuto

22:11 - 02/12/16 por Lusa

Economia Programa

Em conferência de imprensa conjunta com o representante do FMI em Bissau, Óscar Melhado, o responsável guineense anunciou "com alegria" o reatar da cooperação com a instituição financeira mundial, suspensa no passado mês de junho.

O FMI não gostou de algumas medidas tomadas pelos anteriores governos da Guiné-Bissau, nomeadamente a compra da carteira de créditos malparados do setor privado à banca comercial e ainda o destino que seria dado a toros de madeira cortada nas florestas do país e que foram confiscados pelo Estado.

A instituição mundial exigiu a anulação da operação da compra da divida aos bancos e ainda instou o governo a vender a totalidade da madeira confiscada e reverter o dinheiro daí resultante para o Tesouro Público.

Condicionou a retoma de qualquer assistência ao governo após a observância das duas medidas bem como o desembolso de um empréstimo de 7,1 milhões de dólares. O desembolso vai acontecer nos próximos dias, anunciou o representante do FMI em Bissau.

Óscar Melhado confirma o cumprimento das duas medidas e o ministro das Finanças guineense diz que o país deve se orgulhar da resposta que acabou por dar às exigências do FMI, mas alertou para a necessidade de prosseguir com o rigor para evitar novas derrapagens das finanças públicas.

"O país está de parabéns e está decidido a lançar-se no desafio", de odatar medidas de rigor nas contas públicas, enfatizou Henrique dos Santos, para quem a Guiné-Bissau ganhou "um voto de confiança" do FMI que irá capitalizar junto dos demais parceiros de cooperação.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório