Banco Central do Brasil reduz taxa de juro de referência para 13,75%

O Banco Central do Brasil anunciou hoje a redução da taxa de juro de referência, conhecida como Selic, em 0,25 pontos percentuais, para 13,75%.

© iStock
Economia Selic

Esta é a segunda vez desde outubro de 2012 que a instituição corta a taxa de juro, depois de, a 19 de outubro, ter decidido cortá-la também em 0,25 pontos percentuais, para 14%.

PUB

"O Comité entende que a convergência da inflação para a meta de 4,5% no horizonte relevante para a condução da política monetária, que inclui os anos-calendário de 2017 e 2018, é compatível com um processo gradual de flexibilização monetária", lê-se numa nota daquela entidade.

O Comité de Política Monetária (Copom) destacou que "o ritmo de desinflação nas suas projeções pode intensificar-se caso a recuperação da atividade económica seja mais demorada e gradual do que a antecipada", acrescentando que "essa intensificação do processo de desinflação depende de ambiente externo adequado".

De acordo com a nota, indicadores sugerem uma "atividade económica aquém do esperado no curto prazo, o que induziu reduções das projeções para o PIB [Produto Interno Bruto] em 2016 e 2017".

"A evidência disponível sinaliza que a retomada da atividade económica pode ser mais demorada e gradual do que a antecipada previamente", lê-se no comunicado.

O Banco Central assinalou que "no âmbito externo, o cenário apresenta-se especialmente incerto", com o aumento da volatilidade dos preços de ativos a indicar "o possível fim do interregno benigno para economias emergentes".

"Há elevada probabilidade de retomada do processo de normalização das condições monetárias nos EUA no curto prazo e incertezas quanto ao rumo de sua política económica", de acordo com a instituição.

O banco notou ainda que a "inflação recente mostrou-se mais favorável que o esperado, em parte em decorrência de quedas de preços de alimentos, mas também com sinais de desinflação mais difundida".

COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias Ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser