Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 26º

Notas de cinco libras deixam vegetarianos à beira de um ataque de nervos

Pode parecer estranho, mas os vegans e vegetarianos estão a fazer protestos no Reino Unido devido à presença de subprodutos animais nas renovadas notas britânicas.

Notas de cinco libras deixam vegetarianos à beira de um ataque de nervos
Notícias ao Minuto

08:15 - 03/12/16 por Bruno Mourão

Economia Divisas

Mais segura, mais moderna e... menos amiga do ambiente? A nova nota de cinco libras está a provocar polémica no Reino Unido devido à surpreendente revelação de que no plástico utilizado está presente um ingrediente inesperado: sebo bovino. 

Este produto é um derivado da gordura animal normalmente utilizado pela indústria dos plásticos para reduzir a eletricidade estática e segundo o Banco de Inglaterra, está presente nas novas notas. Ao início, o regulador financeiro não tinha conhecimento da utilização de gordura animal, mas acabou por confirmar que a empresa responsável pela produção (Innovia Films) utilizava este produto. 

Em declarações feitas à CNN, a Innovia Films garantiu que existe uma "percentagem diminuta" de sebo bovino nas notas que está a ser eliminado "mas obviamente isso demora tempo". "É um processo muito difícil", salientou a representante oficial da empresa. 

A revelação provou uma onda de indignação entre os vegetarianos e os vegans, que se uniram para protestar e para lançar uma petição online que pede a remoção do sebo bovino das notas de cinco libras.

No texto que acompanha a petição pode ler-se que o uso de gordura animal nas notas "é inaceitável para os milhões de vegans, vegetarianos, hindus, sikhs e jainistas do Reino Unido".

"Exigimos que parem de usar produtos animais na produção de divisas que temos de utilizar", dizem os criadores do pedido no site Change.org.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório