Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Portugueses querem viagens. Prendas? Só para a família próxima

O Natal deste ano vai ser animado como sempre, mas o número de presentes vai voltar a ser mais pequeno do que nos anos anteriores à crise mundial.

Portugueses querem viagens. Prendas? Só para a família próxima
Notícias ao Minuto

09:17 - 03/12/16 por Bruno Mourão

Economia Relatório

Sempre foi uma celebração familiar, mas em tempo de 'vacas gordas', as prendas eram oferecidas até aos menos próximos. Anos de austeridade e de perda de rendimentos acabaram no entanto por mudar os hábitos dos portugueses e mudar a visão do tempo natalício. 

De acordo com os dados recolhidos por um estudo do site Forretas a que o Economia ao Minuto teve acesso, 47% dos portugueses planeia oferecer presentes apenas à família mais próxima, e cerca de metade espera comprar 5 a 10 prendas na época festiva. Quase um quarto dos inquiridos espera ter os bolsos mais largos e comprar 11 a 20 presentes, mas a tendência geral é de comprar poucas lembranças. 

O dinheiro disponível parece ser menor na maior parte das famílias, com 45% dos portugueses a assumir que provavelmente vai gastar menos este ano do que em 2015; Ainda assim, os centros comerciais continuam a ser o local de eleição para a maior parte das compras (68%), seguido pelos hipermercados, internet e lojas de bairro. 

Quanto aos presentes mais desejados, as viagens ou estadias em hotéis reúnem a maior parte das preferências dos 444 portugueses entre os 18 e 65 anos ouvidos pelo Forretas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório