Portugal lidera compras online no estrangeiro entre 32 países

Portugal foi o país que registou mais compras online no estrangeiro de 32 estudados, seguido pela Irlanda, segundo um estudo do sistema de pagamentos PayPal, hoje divulgado.

© Reuters
Economia Estudo

O inquérito, a quase 28 mil consumidores (800 portugueses) online de 32 países, entre os quais a Rússia, Israel, Estados Unidos, México ou Japão, revelou que 70% dos portugueses inquiridos fez, entre setembro do ano passado e outubro deste ano, compras pela internet e que apenas 30% não faz compras pela internet.

PUB

"E dos 70% que comprou online, 87% comprou fora de Portugal", afirmou Miguel Fernandes, responsável da PayPal, num encontro hoje em Lisboa, adiantando que a maioria dessas compras dos cibernautas portugueses é feita no Reino Unido (42%), China (41%) e Espanha (38%), seguindo-se os Estados Unidos (23%) e a Alemanha (17%).

"Dos 32 países estudados, Portugal é o que mais compra no estrangeiro, seguido pela Irlanda", destaca o responsável, escusando-se a revelar o montante dos negócios envolvidos por a PayPal ser uma empresa cotada em bolsa com restrições na partilha de informação.

No outro lado do ranking, o Japão foi o país com menos compras internacionais, tendo a maioria (95%) dos compradores online realizado apenas compras domésticas, no próprio país.

O estudo revela ainda que a maioria (80%) das compras internacionais realizada em Portugal é feita através de um computador, sendo o smatphone usado em apenas 11% dessas compras e o 'tablet' cerca de 6%.

O objetivo do PayPal é aumentar a sua quota de mercado em 14% em 2017, para 2,3 mil milhões de euros , e em 11% em 2018 para quase três mil milhões de euros.

O PayPal, um sistema que permite a transferência de dinheiro usando um endereço de e-mail, conta atualmente com 192 milhões de contas em todo o mundo, das quais cerca de 500 mil em Portugal, segundo dados de junho do ano passado.

COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias Ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser