Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Guarda com condições e argumentos para acolher fábrica da Tesla

O presidente da Câmara da Guarda, Álvaro Amaro (PSD), considerou hoje que o município tem "condições e bons argumentos" para acolher o novo investimento da Tesla, marca norte-americana de baterias e de veículos elétricos.

Guarda com condições e argumentos para acolher fábrica da Tesla
Notícias ao Minuto

08:58 - 29/11/16 por Lusa

Economia Câmara Municipal

A disponibilidade da autarquia da Guarda, localizada no interior do país, próximo da fronteira com Espanha, surge no seguimento do interesse da Tesla em construir uma nova fábrica na Península Ibérica.

"Nós temos condições e bons argumentos, porque estamos mais no radar e temos condições de oferta em termos físicos e humanos. Nós temos um capital humano de um 'cluster' importante", disse Álvaro Amaro à agência Lusa.

O autarca adiantou que, para a Tesla, o município da Guarda tem "um argumento maior" relacionado com a exploração de lítio na zona de Seixo Amarelo.

"Nós temos uma das maiores, ou a maior jazida da Península Ibérica do lítio, que é um elemento importante para a produção primeira da Tesla. Temos bons argumentos", justificou.

Tendo em conta as condições existentes na Guarda, Álvaro Amaro apela ao Governo para que opte pela região caso Portugal seja escolhido pela empresa norte-americana para instalar a sua nova fábrica.

"O apelo que fazemos é que, se o Governo Português ganhar essa corrida, como esperemos que ganhe - ganhar nesse sentido que a Tesla opte por Portugal e não por Espanha -, acho que é legítimo que todos queiramos isso. Que, a optar, que ouça também os nossos argumentos para, dentro do país, que opte pela Guarda", afirmou.

Álvaro Amaro referiu que o interesse da Câmara Municipal a que preside em captar o investimento da Tesla para a Guarda já é do conhecimento do embaixador dos Estados Unidos da América em Portugal, que em setembro deste ano visitou a cidade.

"Falei, já escrevemos, já dissemos, já manifestámos. O que é que podemos fazer mais? Pedir ajuda a todos que conheçam. Se nos pedirem para ir amanhã aos Estados Unidos falar com alguém da Tesla já me dispus", concluiu.

A Câmara Municipal da Guarda publicou em 2015 um Guia do Investidor para atrair empresários nacionais e estrangeiros para o concelho e para a Plataforma Logística de Iniciativa Empresarial (PLIE).

Segundo a publicação, a Guarda "é muito mais que uma cidade no interior, é um centro estratégico na relação de Portugal com a Europa".

A Câmara Municipal de Viana do Castelo revelou na sexta-feira que também vai apresentar ao Governo a disponibilidade do município para acolher o novo investimento da Tesla.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório