Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Santander tem quase o dobro do capital exigido pelo BCE

O grupo financeiro espanhol revelou hoje que a mais recente contagem de ativos mostra uma capitalização mais do que adequada segundo os critérios da zona euro.

Santander tem quase o dobro do capital exigido pelo BCE
Notícias ao Minuto

08:35 - 29/11/16 por Bruno Mourão

Economia Mercado

É um dos bancos mais importantes da Europa e, segundo os dados divulgados hoje, um dos mais recheados de capital também. 

Em comunicado enviado para o regulador dos mercados espanhóis, publicado em Portugal pelo Santander Totta, o Banco Santander revelou que o rácio Tier 1 de capitalização consolidada é de 12,44%, uma valor muito superior aos 7,75% exigidos pelo BCE. 

Olhando para o banco de forma isolada, o Banco Centra Europeu exige níveis de capital Common Equity Tier 1 de 7,25%, um valor que é quase metade do último registo reportado pelo banco espanhol: 14,31%. 

"A robustez do modelo de negócio do grupo, a diversificação geográfica e as almofadas de capital existentes são uma grande garantia de que será possível continuar a aplicar a nossa estratégia para o futuro", garante José António Alvarez, conselheiro delegado do grupo Santander. 

O banco espanhol aproveitou também para descansar os investidores, assegurando que os elevados níveis de capitalização evitam as "limitações de distribuição de dividendos, retribuições variáveis e o reembolso de cupões aos detentores de dívida de nível 1".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório