Santander tem quase o dobro do capital exigido pelo BCE

O grupo financeiro espanhol revelou hoje que a mais recente contagem de ativos mostra uma capitalização mais do que adequada segundo os critérios da zona euro.

© Reuters
Economia Mercados

É um dos bancos mais importantes da Europa e, segundo os dados divulgados hoje, um dos mais recheados de capital também. 

PUB

Em comunicado enviado para o regulador dos mercados espanhóis, publicado em Portugal pelo Santander Totta, o Banco Santander revelou que o rácio Tier 1 de capitalização consolidada é de 12,44%, uma valor muito superior aos 7,75% exigidos pelo BCE. 

Olhando para o banco de forma isolada, o Banco Centra Europeu exige níveis de capital Common Equity Tier 1 de 7,25%, um valor que é quase metade do último registo reportado pelo banco espanhol: 14,31%. 

"A robustez do modelo de negócio do grupo, a diversificação geográfica e as almofadas de capital existentes são uma grande garantia de que será possível continuar a aplicar a nossa estratégia para o futuro", garante José António Alvarez, conselheiro delegado do grupo Santander. 

O banco espanhol aproveitou também para descansar os investidores, assegurando que os elevados níveis de capitalização evitam as "limitações de distribuição de dividendos, retribuições variáveis e o reembolso de cupões aos detentores de dívida de nível 1".

COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS