Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

China investe 34 mil milhões em ferrovias para criar 'mega metrópole'

A China aprovou a expansão das ligações ferroviárias entre Pequim, Tianjin e a província de Hebei, num plano avaliado em 247 mil milhões de yuan (34 mil milhões de euros), visando criar uma "mega metrópole".

China investe 34 mil milhões em ferrovias para criar 'mega metrópole'
Notícias ao Minuto

06:00 - 29/11/16 por Lusa

Economia Ferrovia

O projeto consiste em nove linhas ferroviárias, com uma extensão combinada de 1.100 quilómetros, detalhou a Comissão Nacional de Reforma e Desenvolvimento (NDRC), o organismo máximo chinês encarregado da planificação económica.

A construção deve estar concluída até 2020.

O projeto faz parte de um plano do Governo chinês para criar um centro urbano com cerca de 212 mil quilómetros quadrados - mais do dobro do território de Portugal continental - e 110 milhões de habitantes.

Pequim, a cidade portuária de Tianjin e a província de Hebei, que confina com ambas, seriam assim incorporadas numa mega metrópole designada Jing-Jin-Ji.

O objetivo é resolver o problema de sobrelotação da capital chinesa e criar um polo económico que compita com Xangai, o centro financeira da China, e Guangdong, província industrial no sul do país.

O plano inclui ainda a construção de uma rede de autoestradas e a expansão da rede de metropolitano de Pequim, que já é uma das mais extensas do mundo, com 18 linhas com quase 600 quilómetros - a distância de Lisboa ao Porto.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório