Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Subsídio de Natal foi processado, mas houve acerto "em alguns casos"

A Autoeuropa afirmou hoje que o subsídio de Natal dos trabalhadores que estão destacados em Osnabrück "foi processado normalmente" e que "em alguns casos foi feita a regularização do adiantamento feito no início do destacamento para aquela fábrica alemã.

Subsídio de Natal foi processado, mas houve acerto "em alguns casos"
Notícias ao Minuto

17:35 - 26/11/16 por Lusa

Economia Autoeuropa

Na sexta-feira, a Lusa noticiou que os 278 trabalhadores da Volkswagen Autoeuropa que estão na fábrica de Osnabrück receberam menos dinheiro este mês devido ao acerto de contas pelo adiantamento do destacamento.

Em comunicado, a fabricante de automóveis adiantou hoje que "o subsídio de Natal foi processado normalmente e, em alguns casos, procedeu-se à regularização do adiantamento disponibilizado no início do destacamento", garantindo que "todo o processo foi gerido de acordo com os princípios de mobilidade internacional e co-gestão, que implicam uma colaboração direta entre a Volkswagen Autoeuropa, a Volkswagen Osnabrück e os representantes dos trabalhadores de ambas as empresas".

Acrescentou ainda que, "neste processo, a Volkswagen Autoeuropa tem atuado sempre no sentido de respeitar as condições financeiras dos seus colaboradores", salientando que "continuará a promover as melhores soluções para os seus colaboradores em Osnabrück".

A empresa explicou ainda que, "apesar das significativas reduções do volume de produção que se têm registado desde 2012, a Volkswagen Autoeuropa tem-se mantido fiel à sua estratégia de manutenção dos postos de trabalho", sendo que "uma das ferramentas para atingir este objetivo são os destacamentos de trabalhadores em fábricas do grupo Volkswagen, que representam uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e de aquisição de competências técnicas".

A Autoeuropa adiantou que "a adesão é voluntária e inclui benefícios atrativos do ponto de vista financeiro".

A empresa sublinhou que "a Volkswagen Autoeuropa está atualmente num processo de crescimento com o lançamento de um novo produto, para o qual conta com todos os seus colaboradores".

Num comunicado, a que a Lusa teve acesso, a Comissão de Trabalhadores da Volkswagen Autoeuropa informou que tinha comunicado "à empresa a sua discordância com a pretensão de descontar no subsídio de Natal o valor de adiantamentos feitos pela mesma a trabalhadores aquando do destacamento para Osnabrück".

Este acerto de contas refletiu-se no pagamento dos salários esta semana, altura em que também a empresa paga o subsídio de Natal.

A Autoeuropa "decidiu, apesar da nossa opinião, avançar com o desconto na íntegra do dito subsídio", acrescentou a Comissão de Trabalhadores da construtora automóvel, salientando que até hoje "os descontos têm sido acordados individualmente e variam conforme a situação económica de cada um, não ultrapassando em algumas situações, 1/6 do vencimento".

Por isso, "não compreendemos, nem aceitamos que o mesmo seja feito agora de maneira diferente", concluiu o órgão.

Vários trabalhadores da Autoeuropa disseram à Lusa que não tinham recebido o subsídio de Natal por conta do desconto da dívida.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório