Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Fundo de resgate da zona euro já tem 48 mil milhões

Os países da área do euro transferiram a terceira tranche para o Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) no valor de 16 mil milhões de euros, aumentando o capital do fundo de resgate permanente para 48 mil milhões euros.

Fundo de resgate da zona euro já tem 48 mil milhões
Notícias ao Minuto

12:34 - 01/05/13 por Lusa

Economia MEE

"Como estava previsto, os 17 países da zona euro transferiram a terceira tranche de capital para o Mecanismo Europeu de Estabilidade a 30 de Abril, valor com que a quantidade total de capital do fundo aumentou de cerca de 32 mil milhões de euros para 48 mil milhões", disse em comunicado, citado pela agência de notícias Efe, fonte oficial do mecanismo sediado no Luxemburgo.

As duas tranches restantes deverão chegar em Outubro e em Abril do próximo ano.

No final, o fundo de resgate permanente da zona euro irá ter disponíveis 80 mil milhões de euros, convertendo-o na “instituição financeira internacional com maior capital disponível do mundo”, acrescenta a mesma nota de imprensa.

"Graças às contribuições dos Estados-membros, o MEE tem uma estrutura de capital robusta", disse ainda no comunicado o director-geral do MEE, o alemão Klaus Regling, acrescentando que num ano o fundo alcançou uma capacidade de empréstimo de 500 mil milhões de euros.

Regling sublinhou também que o Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (o fundo de resgate temporário) financia parte dos programas de ajuda financeira concedidos a Grécia, Portugal e Irlanda.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório